top of page

Roteirização da Base: A solução eficaz para economizar com vale-transporte




O vale-transporte é um benefício que as empresas concedem aos seus colaboradores para que eles possam se deslocar até o trabalho usando o transporte público.


No entanto, muitas vezes esse benefício é mal utilizado ou calculado de forma incorreta, gerando desperdícios e custos desnecessários para as empresas.


Para evitar esses problemas, existe uma prática chamada roteirização de itinerários do vale-transporte, que consiste em encontrar o melhor trajeto para cada funcionário, levando em conta os endereços, as linhas, as tarifas e as integrações dos meios de transporte disponíveis. Assim, o sistema sugere a rota mais curta, rápida ou econômica para cada caso, reduzindo os gastos com o benefício e proporcionando mais comodidade e segurança para os colaboradores.


A aplicação da roteirização de itinerários pode ser dividida em 2 movimentos:


ROTEIRIZAÇÃO DA BASE: É aplicada para corrigir a solicitação da base de funcionários ativos da empresa. Esta ação é fundamental por ter o foco CORRETIVO, necessário para diminuição de custos de forma definitiva e IMEDIATA, com resultados de economia em torno de 15% das despesas atuais. É nesta ação que são redefinidos os critérios de concessão do benefício dentro da empresa.


ROTEIRIZAÇÃO ADMISSIONAL: É aplicada com foco na PREVENÇÃO DE DESPERDICIOS, sempre implementadas na indicação dos melhores itinerários nas ADMISSÕES ou ALTERAÇÕES CADASTRAIS.


Falando da ROTEIRIZAÇÃO DA BASE, percebemos que é fundamental sua aplicação frente as seguintes realidades:


  • Muitos funcionários solicitam o vale-transporte de acordo com o critério de comodidade e não necessidade, e em alguns casos de forma abusiva, tornando a despesa de vale-transporte cada vez mais alta;

  • A empresas não possuem uma política clara de concessão do benefício e nem uma ferramenta de roteirização de itinerários, o que impede a correção das solicitações elevadas;

  • As empresas gastam de 15% a 20% a mais do que deveria com o vale-transporte há anos;

  • As empresas buscam por uma solução para corrigir esses problemas junto aos seus fornecedores de benefícios, mas na maioria dos casos, estes indicam serviços de gestão de saldos acumulados, que não resolvem a causa do problema e geram um círculo vicioso, onde a manutenção do erro provoca o acúmulo de saldos, que são recuperados na próxima compra, mas sem corrigir os créditos indevidos nos cartões dos funcionários. Os fornecedores, por se beneficiarem com receitas recorrentes desse círculo vicioso, precisam manter o erro do cliente e para isso, desencorajam a empresa a realizar a roteirização de itinerários, alegando que essa solução gera ruído dentro da empresa.

É compreensível que alguns fornecedores indiquem a gestão de saldos acumulados como a melhor solução para economizar vale-transporte, pois eles lucram com os erros dos clientes. No entanto, a única solução definitiva para esse problema é a roteirização de itinerários.


A roteirização de itinerários do vale-transporte existe há quase 30 anos e já provou sua eficácia. Os ruídos que foram gerados no passado foram fruto de sistemas ultrapassados, fornecedores não especializados, despreparados ou não focados nessa solução, estratégias erradas para implementação dos resultados, baixa capacidade de atendimento e em alguns casos, a falta de comprometimento da empresa no momento da implementação.


A realidade atual é bem diferente!


Nós oferecemos serviços de roteirização de itinerários do vale-transporte com alta qualidade e precisão, graças às novas tecnologias utilizadas, que são baseadas nos algoritmos das plataformas Google Maps e Here Technologies, além de algoritmos próprios da Capta Mobilidade, conjugadas com soluções automatizadas para implantações, que eliminam o balcão de atendimento no RH e aceleram o processo em até 70% em relação aos demais fornecedores do mercado.


Tudo isso promove a aplicação dessa solução com maior agilidade e menor ruído, e consequentemente, corrige todas as distorções das despesas de vale-transporte, evitando que as empresas entrem em um círculo vicioso que se demonstra infinito!


Para concluir, apontamos que as empresas busquem na roteirização de itinerários soluções definitivas e não paliativas para resolver os problemas de desperdício do vale-transporte, contando com empresas especializadas e focadas neste objetivo e com alto grau tecnológico pois somente desta forma, os resultados serão de fato entregues e sem ruídos!


Se você está lendo este texto, quiser um diagnóstico gratuito, acesse este link e entraremos em contato para te auxiliá-lo:


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page